Duda Alcântara

Depoimentos

Conheci a Betta por motivos de “acaso”, que na verdade nao existem. Um amigo querido fez a ponte, pois na ocasião a Betta estava sendo incentivada a construir um retiro espiritual e eu estava me formando em arquitetura e urbanismo com um projeto de retiro espiritual como TCC. Seria o match perfeito. Cheguei no consultório para uma reunião de negócios, ela olhou pra mim, pegou os desenhos e os colocou de lado, e disse “precisamos conversar”. Eu nem imaginava o quanto precisávamos!

 

Sempre fui muito ativa, engajada, participando de todos os projetos sociais possíveis, querendo mudar o mundo todo de uma vez só até a hora do almoço.

Quando conheci a Betta eu tinha uma velada, porém óbvia, resistência a me formar, porque o que vinha depois desse ponto era incerto e não me agradava. Esse foi o primeiro portal pelo qual passamos juntas lá em 2014.

 

Foi na Betta que descobrir e assumi para mim e para todos algo muito forte: nasci para trabalhar com política e transformação social

 

Trabalhei muitos anos com habitação no setor privado, mas foi só em 2018 – já com uma pós-graduação em Economia Urbana e Gestão Pública e co-organizado três edições da Virada Política, o maior evento de inovação política da América Latina, além da participação em outros projetos de renovação política – que segui finalmente esse caminho, me candidatando à deputada federal naquele ano. A Betta foi fundamental nessa transição, ela me fez acreditar em mim em primeiro lugar e no Universo logo em seguida. Foram 12.518 votos no estado de São Paulo numa campanha com pouquíssimo recursos. Depois desse primeiro passo, que pareceu outro portal pelo qual precisava passar, co-fundei uma consultoria de planejamento e inovação parlamentar, a Mandato Ativo, a primeira do ramo que atendeu os maiores nomes da renovação política auxiliando-os a estruturaram o seu plano de ação uma vez eleitos. Fui trabalhar na Assembleia Legislativa em março de 2019 com o tema de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e me tornei presidente (porta-voz) do partido Rede Sustentabilidade na cidade de São Paulo meses depois. Liderar um partido político em ano de eleição e ser cotada para ser candidata à prefeita de São Paulo foi realmente algo de tirar o fôlego. O meu foco como porta-voz era eleger mulheres e formamos a chapa proporcionalmente com mais candidatas mulheres da cidade. Foi um processo de colocar em prática muitos aprendizados do Vote Nelas, movimento para eleger mais mulheres, que havia cofundado em 2018.

 

Me tornei membro de organizações que buscam transformar o mundo e preparar novas lideranças como o Global Shapers (a ala jovem do Fórum Economico Mundial), RAPS (Rede de Ação para Sustentabilidade) e o RenovaBR.

 

O lado profissional e social, que para mim sempre estiveram juntos, são importantes para mim. Mas de plano de fundo há um outros aspecto da vida ainda mais fundamental para a minha felicidade: o relacionamento e meu amor pelo Vinicius Gomes Melo. Foram momentos difíceis pra mim, vivi um pequeno grande drama de novela mexicana, a Betta me ajudou muito e também ajudou a ele. Hoje estamos num patamar que nunca sonhei chegar. Para isso foi preciso desenvolver meus pais também e refazer toda a dinâmica familiar. Sendo filha caçula e temporã, foi muito difícil pra mim abrir asas e voar, escolher caminhos que eles não aprovavam, e os processos da Betta me trouxeram mais serenidade para mim e para eles… bom, trouxeram à eles o que era preciso para a harmonia que existe hoje. Vivo hoje aquele ditado “me dê forças para mudar o que eu preciso e resiliência para aceitar o que não posso mudar”.

 

Esse ano participei de um ambicioso projeto chamado Davos Lab que será apresentado no próximo Fórum Econômico Mundial e busca repensar o futuro que queremos “resetando” os pilares econômico, ambiental, tecnológico e político do país. Também estou envolvida numa articulação mundial pela Amazônia chamada Amazon Investor Coalition, que conecta investidores e projetos olhando para as causas raizes de desmatamento na Amazônia, para que novamente tenhamos um futuro diferente. Repensar e mobilizar ações no presente para um futuro mais equilibrado e sustentável.

 

Hoje eu juntei a visão política e de serviço público com a arquitetura e habitação e fui eleita, numa inédita chapa só de mulheres, membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo SP. Também estou desenvolvendo outros projetos de habitação à vista, utilizando de habilidades de construção de consensos, ouvir o diferentes, somar pontos e construir redes que eu tive durante toda minha vida e demorei décadas para enxergar. Reconhecer minhas capacidades e potências é outra coisa que credito ao meu trabalho com a Betta.

 

Ela insiste em me dar alta, mas sem nunca me deixar na mão. Ainda tenho muito para aprender e nem sempre eu entendo o que a Betta quis dizer, mas sempre confio, porque cedo ou tarde as coisas fazem sentido. Estou no 7ª ano de terapia e a única coisa que faria de diferente era começar antes! Mas o Universo sabe o que faz. Gratidão, Betta.  

 

 

Duda Alcântara, 31 anos

@dudaalcantarasp

Cofundadora @votenelas e @mandatoativo